A comunidade da cidade de João Dourado que freqüenta a unidade escolar tem padrão financeiro baixo, vivem da agricultura exploração de poços artesianos com cultura irrigada e de prestação de serviços no comercio, a estrutura familiar demonstra que as mulheres são em sua maioria responsabilizadas pelo acompanhamento dos filhos, pela ausência do pai, os alunos não se preocupam muito com as notas.
As casas onde eles vivem são pobres e sobrevivem em famílias com menos de um salário mínimo mensal. A grande tarefa da escola é promover a esperança.
A indisciplina não é grande, o problema passa pela falta de motivação e muitos alunos procuram burlar o sistema vindo para escola e não assistindo as aulas; na questão da religião há grande parte de protestante, principalmente prebisterianos.
O colégio Idalina é referência no esporte, sempre ganhando competições, já foi campeão e representante da Bahia no campeonato brasileiro; o maior lazer sem dúvida é o esporte; a cultura cristã protestante esta impregnada na comunidade.
A maior dificuldade e sem duvida a nossa maior luta é a falta de sonhos e de interesse pela aprendizagem, do querer crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário