sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Relatório da Intervenção




UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR

Cursista: Manoel Augusto Miranda Dourado               Pólo: 14
Título Do Projeto:  A Re-elaboração do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado
Escola: Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado                                         
Município da Escola: João Dourado                Rede: Estadual
Data: 27 de novembro de 2010


Relatório da Intervenção

      O projeto de intervenção está sendo colocado em prática a partir de uma necessidade real do Colégio estadual Idalina de ter um projeto que o conduza na direção de uma gestão democrática, ativa e participativa.
      A metodologia utilizada para a implementação PI (projeto de intervenção) está sendo a pesquisa-ação, pesquisa qualitativa, pois possibilita a participação de toda a comunidade, um dos princípios da gestão democrática. O anseio pela participação popular no Ambiente Escolar se justifica, pois as decisões tomadas por um grupo têm legitimidade e respaldo, a unidade escolar vai à busca desta eficiência, crendo que a mobilização proporcionará a construção do PPP com a cara da comunidade.
      A pesquisa-ação é o método ideal para a proposta: fazer um PI (Projeto de Intervenção) com uma problemática da unidade escolar. Tendo a clara intenção de envolvimento, participação da comunidade escolar. Paulo Freire diz de forma bastante interessante o valor de investigação, da pesquisa que movida pela curiosidade e na busca de produzir conhecimento.

Sem curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. Exercer a minha curiosidade de forma correta é um direito que tenho como gente e a que corresponde o dever de lutar por ele, o direito à curiosidade. Com a curiosidade domesticada posso alcançar a memorização mecânica do perfil deste ou daquele objeto, mas não o aprendizado real ou o conhecimento cabal do objeto. A construção ou a produção do conhecimento do objeto implica o exercício da curiosidade, sua capacidade crítica de tomar distância do objeto, de observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo, de cercar o objeto ou fazer sua aproximação metódica, sua capacidade de comparar, de perguntar. (Freire, 1986).

      Coadunamos com o pensamento de Thiollent quando diz que a pesquisa-ação.

É um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. (Thiollent, 2003).

      A construção deste processo se dá de forma social, com a participação ativa de todos envolvidos. Por isso.
A pesquisa-ação possui um processo integrador entre pesquisa, reflexão e ação, retomadas ciclicamente, dando tempo e espaço para que a integração pesquisador-grupo se aprofunde, permitindo que a prática desse processo, aos poucos, torne-se mais familiar, como também o tempo para que o conhecimento interpessoal se aprofunde. Elliot (1998)


      A re-elaboração do PPP (projeto político pedagógico) vem acontecendo de forma muito boa, com a participação de todos os setores da comunidade escolar, usando como base a metodologia da pesquisa-ação. Acredito que o trabalho será excelente e renderá frutos e de fato alcançará os objetivos propostos que é ter um documento de referencia, com a cara e o pensamento da comunidade.


Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção
Discussão das reais necessidades da escola.
Comunidade escolar
Mobilização da comunidade escolar
Debater sobre o que a escola precisa para melhor.
Comunidade escolar
Dificuldade de reunir todos os seguimentos juntos.
Colocar no papel as idéia de todos e fazer votação sobre os pontos em conflito.
Comunidade escolar
Chegar a um consenso sobre o que escrever

Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Motivos pelos quais a ação não foi realizada
Re-escrever o novo PPP.
Comunidade escolar
O novo PPP precisa de mais tempo para ser escrito.

Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Recurso(s) necessário(s)
Como esta ação pode contribuir para alcançar o objetivo da intervenção?
Leitura de textos relacionados ao tema durante todo o tempo.
Equipe gestora
Textos e livros sobre o tema
Maior conhecimento teórico que pode se refletir na pratica
Análise crítica do andamento da intervenção.

 A re-elaboração está acontecendo dentro de um cronograma que prevê
Cronograma geral (quadro postado no PI)

AÇÕES
2010
2011
MESES
jun.
jul.
ago.
set.
out.
nov.
dez.
jan.
fev.
mar.
abr.
maio
Leitura de textos relacionados ao tema
 X
X










Realização da reunião para apresentação da proposta de re-elaboração do PPP na escola.

X










Confecção do projeto de intervenção

X
X
X








Outras reuniões para discutir a re-elaboração do PPP.


X

X








Leitura do PPP da escola


X









Discussão das reais necessidades da escola.


X
X
X







Escrita do PPP




X
X
X






Percebemos que dentro o tempo previsto para escrita do PPP não vai ser suficiente, pois a previsão para dezembro da escrita final não vai ser possível.
Analisando de forma criteriosa as ações vemos:
·        Leituras de textos relacionados ao tema previsto para junho e julho vêm a real necessidade de ser usada em tempo integral;
·        Realização da reunião para apresentação da proposta de re-elaboração do PPP na escola. Marcada para mês de Julho, aconteceu em dois momentos em julho e agosto.
·        Confecção do projeto de intervenção. Previsto para julho, agosto e setembro se estendeu pelo mês de outubro;
·        Outras reuniões para discutir a re-elaboração do PPP. Agosto e setembro também se estenderam por mais tempo;
·        Leitura do PPP da escola, esta ação foi a única que aconteceu no tempo indicado agosto;
·        Discussão das reais necessidades da escola. Também se deu em um tempo maior.

Podemos então perceber que o tempo das ações não vem acontecendo dentro do previsto e vamos buscar a finalização da escrita do PPP até a semana pedagógica do ano vindouro, pois a pesquisa, ação, reflexão, pesquisa... Fará parte do cotidiano desta escola que quer oferecer ensino com qualidade e buscando melhorar sempre.




Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da automonia : saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1986.

PARO, Vitor H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa ação. 12. São Paulo: Cortez, 2003.

VEIGA, Ilma Passos. O Projeto Político-Pedagógico na escola. São Paulo. Cortez, 1995.

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