UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista: Manoel Augusto Miranda Dourado Pólo: 14
Título Do Projeto: A Re-elaboração do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado
Escola: Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado
Município da Escola: João Dourado Rede: Estadual
Data: 27 de novembro de 2010
Relatório da Intervenção
O projeto de intervenção está sendo colocado em prática a partir de uma necessidade real do Colégio estadual Idalina de ter um projeto que o conduza na direção de uma gestão democrática, ativa e participativa.
A metodologia utilizada para a implementação PI (projeto de intervenção) está sendo a pesquisa-ação, pesquisa qualitativa, pois possibilita a participação de toda a comunidade, um dos princípios da gestão democrática. O anseio pela participação popular no Ambiente Escolar se justifica, pois as decisões tomadas por um grupo têm legitimidade e respaldo, a unidade escolar vai à busca desta eficiência, crendo que a mobilização proporcionará a construção do PPP com a cara da comunidade.
A pesquisa-ação é o método ideal para a proposta: fazer um PI (Projeto de Intervenção) com uma problemática da unidade escolar. Tendo a clara intenção de envolvimento, participação da comunidade escolar. Paulo Freire diz de forma bastante interessante o valor de investigação, da pesquisa que movida pela curiosidade e na busca de produzir conhecimento.
Sem curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. Exercer a minha curiosidade de forma correta é um direito que tenho como gente e a que corresponde o dever de lutar por ele, o direito à curiosidade. Com a curiosidade domesticada posso alcançar a memorização mecânica do perfil deste ou daquele objeto, mas não o aprendizado real ou o conhecimento cabal do objeto. A construção ou a produção do conhecimento do objeto implica o exercício da curiosidade, sua capacidade crítica de tomar distância do objeto, de observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo, de cercar o objeto ou fazer sua aproximação metódica, sua capacidade de comparar, de perguntar. (Freire, 1986).
Coadunamos com o pensamento de Thiollent quando diz que a pesquisa-ação.
É um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. (Thiollent, 2003).
A construção deste processo se dá de forma social, com a participação ativa de todos envolvidos. Por isso.
A pesquisa-ação possui um processo integrador entre pesquisa, reflexão e ação, retomadas ciclicamente, dando tempo e espaço para que a integração pesquisador-grupo se aprofunde, permitindo que a prática desse processo, aos poucos, torne-se mais familiar, como também o tempo para que o conhecimento interpessoal se aprofunde. Elliot (1998)
A re-elaboração do PPP (projeto político pedagógico) vem acontecendo de forma muito boa, com a participação de todos os setores da comunidade escolar, usando como base a metodologia da pesquisa-ação. Acredito que o trabalho será excelente e renderá frutos e de fato alcançará os objetivos propostos que é ter um documento de referencia, com a cara e o pensamento da comunidade.
Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção |
Discussão das reais necessidades da escola. | Comunidade escolar | Mobilização da comunidade escolar |
Debater sobre o que a escola precisa para melhor. | Comunidade escolar | Dificuldade de reunir todos os seguimentos juntos. |
Colocar no papel as idéia de todos e fazer votação sobre os pontos em conflito. | Comunidade escolar | Chegar a um consenso sobre o que escrever |
Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Motivos pelos quais a ação não foi realizada |
Re-escrever o novo PPP. | Comunidade escolar | O novo PPP precisa de mais tempo para ser escrito. |
Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Recurso(s) necessário(s) | Como esta ação pode contribuir para alcançar o objetivo da intervenção? |
Leitura de textos relacionados ao tema durante todo o tempo. | Equipe gestora | Textos e livros sobre o tema | Maior conhecimento teórico que pode se refletir na pratica |
Análise crítica do andamento da intervenção.
A re-elaboração está acontecendo dentro de um cronograma que prevê
Cronograma geral (quadro postado no PI)
AÇÕES | 2010 | 2011 | ||||||||||
MESES | ||||||||||||
jun. | jul. | ago. | set. | out. | nov. | dez. | jan. | fev. | mar. | abr. | maio | |
Leitura de textos relacionados ao tema | X | X | ||||||||||
Realização da reunião para apresentação da proposta de re-elaboração do PPP na escola. | X | |||||||||||
Confecção do projeto de intervenção | X | X | X | |||||||||
Outras reuniões para discutir a re-elaboração do PPP. | X | X | ||||||||||
Leitura do PPP da escola | X | |||||||||||
Discussão das reais necessidades da escola. | X | X | X | |||||||||
Escrita do PPP | X | X | X |
Percebemos que dentro o tempo previsto para escrita do PPP não vai ser suficiente, pois a previsão para dezembro da escrita final não vai ser possível.
Analisando de forma criteriosa as ações vemos:
· Leituras de textos relacionados ao tema previsto para junho e julho vêm a real necessidade de ser usada em tempo integral;
· Realização da reunião para apresentação da proposta de re-elaboração do PPP na escola. Marcada para mês de Julho, aconteceu em dois momentos em julho e agosto.
· Confecção do projeto de intervenção. Previsto para julho, agosto e setembro se estendeu pelo mês de outubro;
· Outras reuniões para discutir a re-elaboração do PPP. Agosto e setembro também se estenderam por mais tempo;
· Leitura do PPP da escola, esta ação foi a única que aconteceu no tempo indicado agosto;
· Discussão das reais necessidades da escola. Também se deu em um tempo maior.
Podemos então perceber que o tempo das ações não vem acontecendo dentro do previsto e vamos buscar a finalização da escrita do PPP até a semana pedagógica do ano vindouro, pois a pesquisa, ação, reflexão, pesquisa... Fará parte do cotidiano desta escola que quer oferecer ensino com qualidade e buscando melhorar sempre.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da automonia : saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1986.
PARO, Vitor H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa ação. 12. São Paulo: Cortez, 2003.
VEIGA, Ilma Passos. O Projeto Político-Pedagógico na escola. São Paulo. Cortez, 1995.
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