Plano de Ação – Revitalização Conselho Escolar
Por Manoel Augusto Miranda Dourado [1]
O Conselho Escolar do colégio estadual Idalina da Silva Dourado está passando pela Revitalização, pois o que existe não funciona adequadamente, as reuniões são realizadas somente com o pedido da direção da escola quando necessário.
objetivos:
- Revitalizar o conselho escolar do Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado;
- Construir a cultura de participação e presença da comunidade na unidade escolar.
Justificativa
O momento histórico que estamos vivendo nos permite sonhar com uma escola democrática, aberta, onde a participação da comunidade é constante, todos se sintam responsáveis pelo bom andamento e o sucesso escolar seja a bandeira comum.
A dificuldade de participação pode-se explicar pela falta de uso desta prerrogativa, pois, em tempos de ditadura proibia reuniões, assembleia presença de grupos em escolas e sindicatos e conselhos. E depois desta longa jornada sem a participação popular estamos aprendendo usar e valoriza esta pratica democrática.
Hoje sentimos e às vezes não entendemos o porquê da ausência dos pais nas unidades escolares, mas continuamos na lutar para que estas comunidades façam o exercício da participação ativa, e a escolar e o lócus onde este exercício deve ser trabalhado para construção da democracia participativa e emanicipadora. Concordamos que os conselhos escolares poderão ser usados como instrumentos para implementação da democracia representativa[2], pois podem ser regidos pelos princípios da autonomia, transparência e comprementidos com a construção da escola cidadã. Freire diz de forma brilhante:
Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente. (Freire)
A democracia pressupõe participação interesse comum, decisões colegiadas e freire nos convoca a fazer este exercício. A eleição para dirigentes escolares foi também um momento impar, pois permitiu que toda comunidade se movimentasse e participasse de forma ativa.
As eleições diretas para diretores, historicamente, têm sido a modalidade considerada mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação em seus sindicatos. Mas ela não está livre de uma grande polêmica. A defesa dessa modalidade vincula-se à crença de que o processo conquista ou retoma o poder sobre os destinos da gestão. A eleição direta tem sido apontada como um canal efetivo de democratização das relações escolares. Trata-se de modalidade que se propõe valorizar a legitimidade do dirigente escolar como coordenador do processo pedagógico no âmbito escolar. (Oliveira p. 6)
A eleição para o Conselho escolar veio em boa hora, pois o mesmo precisava ser revitalizado, creio que com o novo grupo a motivação volte contando com a gestão sempre atenta para não deixar morrer o entusiasmo.
O conselho escolar Fundamentação teórica, marco legais;
A educação brasileira passa pela organização de espaços colegiados se realiza em diferentes instâncias de poder:
— Conselho Nacional;
— Conselhos Estaduais;
— Conselhos Municipais;
— Conselhos Escolares
A gestão de sistema implica o ordenamento normativo e jurídico e a vinculação de instituições sociais por meio de diretrizes comuns.
“A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica aprendizado e vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão. Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural de cada sistema de ensino: municipal, distrital, estadual ou federal de cada escola. (Brasil 2004 vol. 5. p. 25)
Há ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB: No art. 3º, no Art 14 e no art. 17; Plano Nacional de Educação (PNE) - aprovado como Lei n. 10.172. Estas leis fortalecem a ideia da gestão colegiada.
Os Conselhos Escolares são compostos pela direção da escola (membro nato) e representação dos estudantes, dos pais ou responsáveis pelos estudantes, dos professores, dos trabalhadores em educação não-docentes e da comunidade local.
Revitalização do Conselho Escolar
Ação | Responsável | Envolvidos | Cronograma | Produto/Instrumento/Evidencia |
Convocação de reunião para discutir o conselho escolar | Direção da UE | Conselho escolar e Gestão | 13/10 | Convite para a reunião |
Formação da comissão eleitoral | Gestor e presidente do colegiado em exercício | Todos | 29/10 | Convite para a reunião |
Realização da eleição | Comissão eleitoral | Todos | 10/12 | Cédula de votação |
Revitalização do Conselho Escolar | Direção e Conselho Escolar | Toda a comunidade escolar | A partir da posse do conselho em fevereiro de 2011 | A vontade de todos que o conselho funcione de acordo com o desejo de todos |
Esperamos que com a revitalização do Conselho Escolar haja o cumprimento das seguintes atribuições:
- Reuniões periódicas (reunião mensal de acordo com a SEC: secretaria estadual da educação) com pauta previamente distribuída aos conselheiros
- Após as reuniões: Os conselheiros devem convocar novamente os segmentos que representam para informar a respeito das decisões tomadas
- Assembléias-gerais, que contam com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar (soberanas nas suas decisões)
- Tanto as assembléias quanto as reuniões do Conselho Escolar devem ser realizadas com a presença da maioria dos representantes, (De acordo com a SEC Mais de 50% do conselho) sendo todas as discussões, votações e decisões registradas em atas, que serão lidas, aprovadas e assinadas e colocadas à disposição da comunidade escolar. (Sales, Slides 7e 8)
A gestão escolar democrática, ativa, participativa com ênfase na representatividade dos seguimentos é o caminho para o envolvimento buscando a educação de qualidade como direito e dever de todos
Referencias
Albuquerque Jader, Sales Kathia. Slides. Conselhos Escolares. http://moodle3.mec.gov.br/ufba/course/view.php?id=31 Acesso em 18 dez 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB, CEAD, 2004 vol. 5. p. 25.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394/96. Disponível em: < http://www.mec.gov.br/legis/default.shtm >. Acesso em: 17 dez. 2010.
DOURADO, Luiz; COSTA, Messias. Escolha de dirigentes escolares no Brasil. Relatório de Pesquisa. Brasília: ANPAE; Fundação Ford; INEP, 1998. (Série estudos e pesquisas, caderno 4). www2.ifrn.edu.br/ppi/lib/exe/fetch.php?media=textos:04... - html>. Acesso em 18 dez 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996 36ª
Ediçãohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_representativa acesso em 18 dez 2010.
Oliveira, João Ferreira, Moraes, Karine Nunes de Dourado, Luiz Fernandes. Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação de Artigos científicos disponível em http://moodle3.mec.gov.br/ufba/mod/resource/view.php?id=2663 html >. Acesso em 18 dez 2010.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas/SP: Autores Associados,1997.
[1] Pós-graduando em Gestão escolar pela universidade Federal da Bahia
[2] Democracia representativa é o ato de um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por votação, para "representar" um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os "representantes do povo" se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Congresso ou Assembleia da República
Bom dia, Diretor!
ResponderExcluirDesejo todo sucesso na sua iniciativa de ver a democracia sendo exercida em sua escola e acredito que quando a iniciativa parte da Direção, a possibilidade de que aconteça é muito maior. Também tenho um Blog que criei depois de presidir um CE, como representante do segmento dos pais: www.democraciaeaescola.blogspot.com. Se interessar faça uma visita! Divulgando a democracia nas escolas e como fazer com que aconteça estamos constribuindo para atingir o ovjetivo da existência dos CEs, trabalhar para melhorar o ensino de nossas escolas. Feliz Natal e que 2011 lhe traga gratas realizações!
Um abraço,
Isabel
Boa tarde diretor!
ResponderExcluirVisitei sua escola gostei das suas ações educacionais. Tambem sou estou gestora e cusando a Escola de gestores. Se for de seu intersse visite a escola onde atuo. www.odulfodomingues.blogspot.com
feliz 2011.